Criança com o nariz entupido dá uma aflição, principalmente para os pais que não sabem como iniciar o treinamento nas crianças, pensando em como ajudar nossos filhos a Terapeuta da fala Rita Loureiro, Especialista em Disfagias Orofaríngeas e Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial, publicou em seu site um guia muito prático e funcional para os pais ajudar na iniciação de assoar o nariz, e gentilmente compartilhou conosco, Vejam que super dica!
Como assoar o nariz: Que o ar passe pelo nariz
Isto acontece, geralmente, porque estas crianças, durante a maior parte do tempo, têm o nariz obstruído com secreções ou alterações estruturais (e.g. adenoides hipertrofiadas) e as experiências com o fluxo de ar através do nariz foram muito poucas.
As crianças que têm o nariz obstruído frequentemente com secreções, quer seja devido a gripes ou reações alérgicas, podem ter mais dificuldade em aprender a assoar o nariz.
Quando abordo o assunto, muitos dos pais falam sobre os seus esforços e tentativas de ensino falhados sobre ensinar a assoar o nariz, junto dos seus filhos. Parece fácil, mas, na verdade, enquanto que algumas crianças aprendem a assoar o nariz naturalmente e sem grandes explicações, outras crianças precisam de um pouco mais de treino, explica Rita Loureiro.
Curiosamente, ou não, a “arte” de assoar o nariz corretamente, traz duas grandes vantagens relacionadas com a fala e a linguagem:
Previne infeções do ouvido (otites) que podem levar a perdas auditivas e, consequentemente, influenciar negativamente a aquisição e desenvolvimento da linguagem e da fala (leia mais sobre Perda Auditiva na Infância);
Facilita um padrão respiratório correto, através do nariz, evitando alterações estruturais da cavidade oral e na fala (conheça algumas implicações da respiração oral na fala e nas estruturas orofaciais).
Treinamento:
- Ensine ao seu filho como soprar através da boca: Comece por ensinar a apagar velas e vá evoluindo para brinquedos de fazer bolas de sabão, moinhos de vento, soprar água para fazer ondinhas durante o banho, soprar peças de esferovite, enfim, o que conta é a imaginação. Mostre ao seu filho que ele consegue fazer vento!
Pratique e vá elogiando sempre!
- Crie jogos de sopro através da boca e do nariz: Use palhinhas e bolas de algodão fazer corridas no chão ou numa mesa, desenhe balizas para marcar golos, tente fazer bolas de sabão com o nariz… mais uma vez, conta a imaginação. Até pode experimentar usar um apito ou um instrumento musical de sopro com o nariz, seja criativo e aproveite para se divertir com o seu filho!
Se ainda for difícil, jogue apenas jogos de sopro com a boca.
- Mostre ao seu filho que consegue fazer o ar passar através de uma narina, tapando a outra: Utilize novamente a estratégia de abanar o lenço de papel junto ao nariz, quando expira. Depois, é a vez do seu filho. Elogie sempre! Mesmo que o seu filho não consiga, dê-lhe os parabéns pelo esforço!
Se o seu filho ainda não tinha conseguido fazer o ar passar pelo nariz, volte a tentar fazer jogos de sopro com ele.
- Passe para a última fase: colocar um lenço sob as duas narinas do seu filho e pedir-lhe que sopre o ar pelo nariz, fazendo-o mexer-se! Quando o seu filho conseguir, vá afastando o lenço. Isto vai exigir que expire pelo nariz com mais força, ou seja, vai ensiná-lo a assoar-se com diferentes níveis de força.
Transforme esta atividade num jogo: “Sopro o Lencinho com o Narizinho”. Cada vez que o lenço se mexer com o sopro de uma narina o jogador ganha um ponto, quando o lenço se mexe com o sopro de duas narinas, ganha dois pontos.
Registe os pontos numa folha, com carimbos, autocolantes, estrelas, etc.
- Finalmente, exemplifique mais uma vez como assoa o nariz e deixe o seu filho observar. Coloque o lenço junto às narinas do seu filho e peça que “sopre com o nariz”. Diga ao seu filho que se conseguiu assoar e festejem!
Tome nota: ensine o seu filho a assoar o nariz de forma suave e gentil. Assoar o nariz com demasiada força pode forçar a entrada das secreções no ouvido, através da Trompa de Eustáquio (canal que liga a parte posterior do nariz ao ouvido), promovendo infeções do ouvido.
Promova a autonomia do seu filho e deixe-o experimentar, assim que quiser iniciar!
Conheça o trabalho de Rita pelo site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário